Google Website Translator Gadget

Projeto Teatro-novela

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Thaís Bicalho abre curso de teatro

thais-bicalho A atriz, produtora, diretora e escritora Thaís Bicalho estará abrindo inscrições a partir do dia 22/02/2010 (egunda-feira) para o Curso Prático de teatro para crianças. O início das aulas será no dia 02/03/2010 (terça-feira), sendo que acontecerá todas as terças e quintas-feiras, no horário de 18:00, em Laranjeiras – Serra/ES. Os pais devem inscrever seus filhos com idades entre 04 e 09 anos. O curso tem o intuito de, no terceiro mês dele, os participantes começarem a atuar

O curso trabalhará com as crianças sua auto-confiança, disciplina, respeito ao próximo e a si mesmo, fala, timidez e criatividade. O valor da inscrição é de R$ 60,00 (sessenta reais) e as fichas de inscrição podem ser requeridas a atriz Thais Bicalho pelo seu e-mail e as dúvidas poderão ser sanadas pelo número: (27) 3218-5636.

Já nas sextas-feiras e sábados, Thaís abrirá turmas de adolescentes e adultos. O horário das sextas-feiras ficou definido entre as 19:00 e 21:30, enquanto o horário do sábado ainda precisa ser definido.

O local do curso fica na Rua Miguel Angelo, atrás do Skaldaria, em Laranjeiras – Serra/ES

Vila Velha abre curso de teatro gratuito

Foto Edson Quintaes Cursos de teatro existem aos montes, alguns pagos e outros gratuitos, e é seguindo nessa segunda onda que o Grupo de Teatro Experimental Alquimia (GETA) abriu as inscrições na quinta-feira (18/02/2010) para um curso de interpretação teatral no Teatro Municipal de Vila Velha, é o projeto “Teatro, uma trilha que liga cultura à educação”, do próprio grupo.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, o curso será gratuito e as inscrições irão até o dia 03/03/2010 (quarta-feira), no Teatro Municipal, no horário de 08:00 as 12:00.

Seguindo minha tradição, eu pego a matéria que eu li no site da Prefeitura, escrita por Rosa Mariana:

Inscrições abertas para curso gratuito de teatro

Rosa Mariana

Atenção, jovens que sonham em fazer aulas de interpretação. O projeto “Teatro, uma trilha que liga a Cultura à Educação”, do Grupo de Teatro Experimental Alquimia (Geta), está com matrículas abertas. As inscrições devem ser feitas no Teatro Municipal de Vila Velha, de 18 de fevereiro a 03 de março, das 8 horas ao meio-dia. As aulas são gratuitas.

“Os alunos matriculados terão contato direto com o palco, criando entrosamento com o instrumento de trabalho do ator: o corpo, a voz e o movimento, atuando em exercícios de leitura de texto direcionado para a platéia. As artes cênicas são uma forma de educar, divulgar e protestar muito utilizada em toda a história. Deve ser difundido, por direito e oferecido para toda a comunidade interessada”, explica o coordenador do Geta, Anderson Lima.

O objetivo do projeto é valorizar, fomentar, divulgar, educar e criar o senso crítico e criativo, o teatro como arte e como atividade profissional. O projeto teve início em 2004, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) “Vila Olímpica”, em Soteco. 

Desde então, os alunos participaram de eventos realizados pela Prefeitura e por outras entidades. Em abril de 2008, ex-alunos do projeto realizaram uma mostra no Teatro Galpão, em Vitória, e as apresentações, as oficinas e os mini-cursos continuaram sendo realizados. O GETA oferece também durante o ano animação de eventos e festas com custo popular para profissionalização dos alunos.

O curso

O curso vai de 05 de março a 15 de dezembro, e começa pelo conhecimento histórico sobre teatro, dramaturgos, autores, diretores e atores regionais, nacionais e internacionais. Além disso, são feitos exercícios de leitura de textos de gêneros variados, os alunos têm contato com literaturas diferentes, pontuação e palavras.

Quem tiver interesse, deve comparecer ao Teatro Municipal. Os requisitos para inscrição são os seguintes: idade mínima de 12 anos, apresentação de RG e comprovante de residência (para os menores de idade, a inscrição deve ser feita pelos responsáveis). Mais informações pelo telefone 3388-4217, das 8 às 17 horas.

Projeto “Teatro, uma trilha que liga a Cultura à Educação”

Inscrições: 18 de feveiro a 03 de março, das 8 horas ao meio-dia

Aula inaugural: 05 de março, às 9 horas

Duração: até 15 de dezembro.

Turma 1: segundas e quartas-feiras, das 8 horas ao meio-dia

Turma 2: segundas e quartas-feiras, das 13 às 17 horas8 horas ao meio-dia

Local: Teatro Municipal de Vila Velha, na Praça Duque de Caxias, Centro.

Companhia Folgazões abre incrições para oficina

LOGO COM LETREIRO5 Sabe o que deixa feliz com a Companhia Folgazões? Não é somente a confiabilidade no blog Teatro Capixaba, mas a fidelidade. Desde o começo Wyller Villaças, Duílio Kuster, Edson Nascimento e Vanessa Darmani têm acreditado na divulgação do blog junto a Companhia. Sei que as vezes os decepcionei, não colocando tudo que me passam, mas não acontecerá novamente.

A Companhia Folgazões abre inscrições para Oficina de Teatro de Rua, que virá a acontecer em março de 2010. As inscrições serão na sede da Companhia, mas as fichas de inscrições deverão ser requisitadas por e-mail. Fiquem com as informações enviadas por eles (Obrigado pela confiança, Folgazões!):

OFICINA: “TEATRO DE RUA”

Período de realização: 05, 06 e 07 de março.

Carga horária: 25 horas. 

Público alvo: Pessoas com ou sem experiência em teatro.

Pré-requisitos: Disponibilidade para atividades físicas e interesse em “Teatro de Rua”.

informações: Somente pelo e-mail: osfolgazoes@hotmail.com

Valor do investimento: 80 reais

Local: Sede da Companhia Folgazões.

Endereço: Rua professor Baltazar, 152, Centro, Vitória – ES.

Sobre as inscrições:

1. As inscrições já estão abertas.

2. Os interessados deverão solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: osfolgazoes@hotmail.com e reencaminhá-la preenchida.

3. O envio da ficha de inscrição preenchida não garantirá a vaga na oficina.

4. A inscrição na oficina só será efetuada mediante ao pagemento que deverá ser feito na sede da Companhia Folgazões.

5. As vagas da oficina serão preenchidas por ondem de inscrição.

Sobre a oficina:

festival de teatro da cidade de Vitoria 2008 039 A oficina tem como proposta apresentar conceitos e princípios básicos sobre a arte de ator e a cena não destinada aos edifícios teatrais. E, principalmente, proporcionar uma vivência prática sobre o processo de criação, elaboração e execução da ação para “rua”.

Para isso a oficina foi pensada e fundamentada a partir de três eixos norteadores:

· A rua: 1) Espaço (palco) da diversidade e liberdade de encenação; 2) O distanciamento natural, espaço (palco) que revela; 3) Espaço (palco/platéia) da horizontalidade (atores e público em um mesmo plano).

· O ator: 1) O treinamento físico e técnico com foco na potencialização de sua prática para rua; 2) A capoeira e  suas possibilidades de utilização no treinamento corpóreo do ator; 3)  O ator em relação (jogo-criação-improvisação) com outro e com espaço físico que o cerca.

· A obra: 1) Estrutura (aquecimento, cortejo, anunciação, drama, chapéu, despedida), 1.1) Sonoplastia (música e efeitos sonoros), 1.2) Figurino (processo da criação a elaboração), 1.3) O texto (pronto ou criação original); 2) A capoeira e seu paralelo com o teatro de rua (roda x cena, axé x energia, ataque e defesa x ação e reação, jogo da capoeira x ritmo da ação, canto e música na roda x trilha sonora e o capoeira x o ator ); 3) A montagem (Tema, criação/improvisação, seleção e definição do roteiro de ação, experimentação na rua e avaliação, reorganização, ensaios e ensaio/apresentação).

Sobre o Oficineiro

Wyller Villaças

Breve currículo

wyller Licenciado e Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2006. Neste mesmo ano tornou-se professor efetivo da rede municipal de ensino de Serra, onde atua como professor de artes.

Iniciou no teatro em 1996. Dos espetáculos que participou como  ator destacam-se: “Galileu o Herege”, direção e adaptação livre de Angélica Barreto da obra de Bertolt Brecht, “As Troianas um Exercício Trágico” direção e adaptação livre de Robson de Paula da obra de Eurípides. No Teatro infantil destaque para peça “O Flautista de Hamelim” da Cia. de Teatro Campaneli. No teatro de rua destacam-se as peças o “Auto de Frei Pedro Palácios” direção de Paulo de Paula, produção do grupo Sol da Terra e o espetáculo “E eu com Isso?” da Cem Cia. de Teatro/ Proex/UFES, obra de Fábio Santana e direção de Edson Nascimento.

Como diretor foi reposnsavél pela montagem das peças “Os Viajantes”       em 2009, e das esquetes “Dois idiotas sentados cada qual em seu barril”  e “Chaplineando” em 2004. Dirigiu também coletivamente com Duílio Kuster, Edson Nascimento e Vanessa Darmani os espetáculos da Companhia Folgazões “Cantantes e Brincantes” em 2007 e “O pastelão e torta” em 2008.

Dos festivais que participou destacam-se: “Festival da Diversidade Cultural” nas cidades de: Hareid, Horaid e Aalessund, na Noruega em 2008. Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – ES em 2008 e da Bienal Nacional dos Estudantes em São Paulo – SP em 2005. 

Dos cursos, oficinas e Workshops realizados destaque para: O Ator na Rua com  Ricardo Pucceti do Lume Teatro, “Teatro de Rua” com Eduardo Moreira do Grupo Galpão, “Teatro de Rua” com Lindolfo Amaral do grupo Imbuaça, “O ator e a Mascara” com Esio Magalhães do Barracão Teatro, “Mímica Total” com Luiz Louis, “Teatro  Gestual” com Cia. Dos à Deux e o  projeto de extensão em teatro “Contos, Estórias e Mentiras” na UFES.

Os mais dez anos de profissão, as experiência vivenciadas em grupos, peças infantis e adultas, cursos, oficinas e festivais foram fundamentais para as bases de uma fundamentação na arte de ator.           

Em 2006 ingressa na Companhia Folgazões de Artes Cênicas, onde atualmente vem exercitando sua prática e aprofundando seu conhecimento, por meio dos espetáculos de repertório da companhia (“Cantantes e Brincantes” e “O Pastelão e Torta”) e pelas pesquisas desenvolvidas focadas no treinamento de ator, teatro de rua, na arte do palhaço e na relação destas com as práticas culturais tradicionais brasileiras, como: as danças, festas, músicas e em especial a capoeira.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Na Coxia: Como será 2010?

cartaz (2) O Carnaval acabou, então o ano começa (teoricamente falando!). Infelizmente o Espírito Santo não tem a mesma tradição de Rio de Janeiro ou São Paulo com o teatro, ou melhor, no período entre o começo do ano e o Carnaval, nada acontece no estado... Bem, não exatamente, não é? Vamos fazer justiça, pois tivemos “O amor não ousa dizer seu nome”, uma adaptação de “O vôo dos Pássaros Selvagens”, do dramaturgo Aldomar Conrado, que trouxe de volta a atriz Dayana Cordeiro e a Tenda Cultural que esteve na Praia de Camburi, em Vitória – ES, ainda nos deu “Cantantes e Brincantes” da Companhia Folgazões, “Peroás e Caramurus” com direção e texto de Nieve Matos em parceria com seu marido, o historiador e dramaturgo Saulo Ribeiro, e “Crônicas da Razão Cômica” do Grupo Vira-Lata de Teatro.

lrbraga4 Não foi o movimento mais expressivo do nosso teatro, mas já é um começo. O lance é que muitos esperam os resultados das leis de incentivo, como é o caso de Vitória – ES, que teve o resultado do contemplados na Lei de Incentivo Cultural “Rubem Braga” em 02 de dezembro de 2009 (quarta-feira) e agora começará a ver frutos deste resultado. Então possivelmente veremos muitas estréias acontecendo (assim espero!) até o final deste semestre.

marca FAFI A Escola de Teatro e Dança FAFI também deve iniciar seu ano letivo no dia 22 de fevereiro de 2010 (segunda-feira), com seus cursos e as turmas de Qualificação Profissional em Teatro e Dança. Mas eu não vim somente para falar dos cursos e das peças teatrais deste ano, que devem acontecer, vim para falar sobre minha relação com o blog este ano.

saberes Como já foi dito no aniversário de dois anos do blog, eu comecei a fazer faculdade de História este ano, com possível graduação em 2012, e isso significa que possivelmente na época do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” não farei o mesmo acompanhamento que nos dois anos anteriores. Talvez as atualizações fiquem atrasadas também, pois terei de chegar de um dia de trabalho, mais faculdade, estando cansado, para publicar matérias no blog. A verdade que o ideal eu tivesse colaboradores, que me enviassem as matérias para eu somente publicar, mas o difícil seria trabalhar sem receber, eu sei.

68350016 alterada Eu faço o blog por paixão pela a arte cênico-teatral. Não viso lucros, mas sim o crescimento do nosso cenário cultural. As dificuldades pelas quais diretores e produtores passam são vistas nas procuras de divulgação de trabalhos, que às vezes não acontecem, então eu abri este espaço para isso. Não estou dizendo que não divulgarei nada, pelo contrário, pois mesmo chegando cansado, pretendo continuar fazendo meu trabalho de informar sobre os espetáculos que estiverem em cartaz, só estou revelando que não será como nos anos anteriores. Isso já se refletiu no material que a Companhia Folgazões me mandou recentemente e eu não consegui publicar em tempo hábil (desculpa aí, pessoal!). Tá, eu sei que nunca publico tudo que está em cartaz, mas em geral a culpa não é minha, acreditem. Eu sei que falo muito disso por aqui, mas se todas as produtoras com quem entrei em contato me enviassem material, com certeza o blog teria muito mais informações, não somente de Vitória e Vila Velha – ES, mas de vários outras cidades que tem um teatro. Volto a frisar, se eu tivesse colaboradores em Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Castelo, Guaçui e todas as outras cidades capixabas que possuem uma casa de espetáculos ou teatro, hoje o mundo inteiro saberia que também respiramos teatro. Acreditem, se mandarem coisas para mim, eu não modifico e publico na íntegra, pois acho que todos temos o direito de receber créditos pelo que falamos.

imagem0002 Bem, vai ser um ano corrido. Pretendo em ir pelo menos em duas ou três peças durante o Festival, a de abertura (com certeza!) e outras de meu total interesse. Sem contar que as peças teatrais acontecem nos fins de semana, então pretendo assistir ao retorno de “O amor não ousa dizer seu nome”, em algum teatro da capital, quero assistir a estréia de “Por favor, matem minha empregada – 10 anos depois”, com Wilson Nunes e um elenco fantástico, espero que a Companhia Folgazões tenham novidades para nós, de algum novo trabalho de rua, assim como o Grupo Z de Teatro. gobbi-marly Pretendo também iniciar meu projeto Mini-Biographias, aonde começarei com uma personagem que surgiu nas tiras de jornais, mas conquistou os palcos do Espírito Santo, Marly, e consequentemente – se possível – fazer uma mini-biographia do ator e diretor José Luiz Gobbi (vamos ver se consigo =)).

Bem, me desejem boa sorte nessa nova empreitada que inicio, pois precisarei da compreensão e da ajuda de todos para manter o blog ativo e vocês… todos vocês, bem informados!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Editais da SECULT/ES

secult-es Quando começa o ano, já virou um costume a expectativa pelos Editais da SECULT. Os editais apóiam todas as formas culturais do Espírito Santo, desde o folclore até óperas. A intenção é a fomentação da cultura do nosso estado.

Foi lançado no Diário Oficial de 08 de fevereiro de 2010 (segunda-feira), os editais, abrindo assim as inscrições. Os interessados devem comparecer a sede da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo até do dia 10/02/2010 (quarta-feira) ao dia 26/03/2010 (sexta-feira), com todos os documentos pedidos e os formulários preenchidos para passarem pela COMISSÃO DE ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO dos EDITAIS DE CONCURSO PÚBLICO Nº 002 a 023/2010, formada por:

PORTARIA Nº 025– S:

.Paulo Sérgio dos Santos Sena (Presidente).

.Rita de Cássia Sarmento Costa (Membro).

.Marcelo Ferreira Siqueira (Membro).

.Catarina Maria Linhales Baptista (Suplente).

PORTARIA Nº 026– S:

.Raphael de Magalhães Porto (Presidente).

.Lilia Célia Pereira Mascarenhas (Membro).

.Vinícius Fábio Ferreira Silva (Membro).

.Martinho Santos (Suplente).

PORTARIA Nº 027– S:

.Lucenir Barth de Oliveira (Presidente).

.Leandro Bacellar de Souza (Membro).

.Rita de Cássia Feitosa Rodrigues (Membro).

.Anésio de Assis Júnior (Suplente).

Feito isso, eles passarão por uma COMISSÃO JULGADORA de profissionais de cada área. Eles são (ligados somente as artes cênicas e areas de interesse):editais-secult2010

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 003/2010 – SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CONCESSÃO DE PRÊMIO PARA CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS DE TEATRO E DE DANÇA PRODUZIDOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

.Inês Bogéa (SP) – bailarina, autora, crítica de dança do Jornal Folha de São Paulo e coordenadora de Grupo de Estudos - USP.

.Sérgio Carvalho (SP) – diretor, autor e crítico de artes cênicas.

.Beatriz Vianna (SP) – atriz, diretora e professora de teatro, especialista em “commèdia dell ’arte” na Universidade de Bolonha, criadora do Barracão Teatro, um centro de pesquisa da linguagem teatral.

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 004/2010 – SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CONCESSÃO DE PRÊMIO PARA RESIDÊNCIA DE GRUPOS DE ARTES CÊNICAS, nas áreas de TEATRO E DANÇA:

.Fernando Bonassi (SP) – dramaturgo, autor de prosa de ficção, roteiros cinematográficos e crônicas jornalísticas, desde 1997, assina duas colunas no Jornal Folha de São Paulo.

.Juliana Galdino (SP) - atriz e diretora, ganhadora de diversos prêmios de teatro nos últimos anos, atua no Grupo e Teatro Noir.

.Francisco Pelúcio (MG) – ator, diretor e criador do Grupo Galpão,

gestor cultural responsável por diversos fest ivais e eventos nacionais e internacionais de teatro.

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 005/2010 – SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS PARA CONCESSÃO DE PRÊMIO PARA PRODUÇÃO DE ÓPERA E QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO:

.Cleber Papa (SP) – diretor cênico, cenógrafo e produtor de festivais de ópera e teatro, membro do Conselho Consultivo da ACPOESP - Associação dos Cantores e Profissionais de Ópera do Estado de São Paulo.

.Paulo Abrão Esper (SP) - tenor, diretor artístico e criador da Cia Ópera São Paulo.

.Fiorella Sollares (RJ) - violoncelista profissional da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, coordenadora geral da organização não governamental (ONG) Ação Social pela Música.

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 012/2010 – SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS DE PEQUENO PORTE REALIZADOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

.Cristina Dadalto (ES) – graduado em Comunicação Social (UFES), mestre em Administração (UFMG), doutora em Ciências Sociais (UERJ) e professora da UVV.

.Renata Fassarela (ES) – representante do Selo Unicef no Espírito Santo.

.Osvaldo Martins de Oliveira (ES) – graduado em Filosofia (PUC-MG), mestre em antropologia (UFF), doutor em Antropologia Social (UFSC) e professor.

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 013/2010 – SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CONCESSÃO DE PRÊMIO PARA CRIAÇÃO OU MANUTENÇÃO DE SITE DE CULTURA.

.Eduardo Rocha Monteiro (MG) – analista de desenvolvimento de sistemas, professor, administrador de Banco de Dados, especialista em projeto de software em arquitetura e mestre em informática pela UFES.

.Fábio Malini (ES) – graduado em comunicação social (UFES), mestre em ciência da informação, doutor em comunicação e cultura e professor.

.Fernanda Feitosa (SP) – diretora do site de cultura SP Arte.

Eu não vou ficar interpretando cada edital da minha forma aqui, então vou fazer um CTRL+C e CTRL+V da SECULT e colocar aqui para os interessados, disponibilizando atalhos para os Editais, Anexos, Termos de Compromisso e Curadoria.

OBS.: Lembrando que somente disponibilizarei para as áreas de artes cênicas, aqueles que acessarem o blog em busca de música, folclore, artes plásticas e outras áreas culturais, deverão acessar os Editais da SECULT. Boa sorte a todos!

Edital de concurso público nº 003/2010

Circulação de Espetáculo de Teatro e de Dança

Prêmio destinado a pessoas físicas ou jurídicas para projetos de espetáculos de teatro e de dança, subdivididos em grupos, com valor individual de R$ 42 mil, e monólogo/solo, com valor individual de R$ 24 mil. Serão no máximo 10 projetos contemplados para realização de seis apresentações. O valor total disponível para o edital é de R$ 420 mil.

Edital 003
Anexos 003
Termo de Compromisso 003
Curadoria do Edital 003

Edital de concurso público nº 004/2010

Residência de grupos de artes cênicas

Prêmio destinado a pessoas físicas ou jurídicas para projeto nas áreas de teatro e dança. Serão contemplando cinco projetos, com valor individual de R$ 65 mil. O proponente indicará um diretor ou coreógrafo convidado, que fará a capacitação no grupo (150 horas) e realizará um ensaio aberto e uma palestra. O grupo terá que fazer também uma apresentação gratuita. O valor total destinado a esse prêmio é de R$ 325 mil.

Edital 004
Anexos 004
Termo de Compromisso 004
Curadoria do Edital 004

Edital de concurso público nº 005/2010

Produção de Ópera
Prêmio destinado a pessoa física ou jurídica para produção de uma ópera com a participação de orquestra e duração de 50 a 90 minutos. Será contemplado um projeto. O proponente deverá realizar uma apresentação gratuita. O cantor convidado deverá comprovar a realização de atividades de capacitação e o diretor cênico convidado deverá realizar palestra sobre o processo de trabalho. O valor total destinado a esse prêmio é de R$ 120 mil.

Edital 005
Termo de Compromisso 005
Anexos 005
Curadoria do Edital 005

Edital de concurso público nº 012/2010

Projetos culturais de pequeno porte

Prêmio destinado a pessoa física ou jurídica para projetos nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Serão contemplados 25 projetos, com valor individual R$ 10 mil. O valor total destinado a esse prêmio é de R$ 250 mil.

Anexos 012
Curadoria do Edital 012
Edital 012
Termo de Compromisso 012

Edital de concurso público nº 013/2010

Criação ou manutenção de site de cultura

Prêmio destinado a pessoas físicas ou jurídicas para projetos de criação ou manutenção de site de cultura. Serão contemplados oito projetos, sendo quatro para criação (dois sites institucionais e dois sites de cultura), com valor individual de R$ 30 mil; e quatro para manutenção (dois sites
institucionais e dois sites de cultura), com o valor individual de R$ 15 mil. O valor total destinado a esse prêmio é de R$ 180 mil.

Edital 013
Termo de Compromisso 013
Anexos 013
Curadoria do Edital 013

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Lei João Bananeira 2009/2010

selojoaobananeira Eu dei bobeira com Cariacica – ES. A Lei de Incentivo Cultural “João Bananeira” do município está em vigor desde 31 de dezembro de 2009 (quinta-feira) e só agora fui ver o edital. Então, com um prazo mais curto para as inscrições (os interessados têm até o dia 31 de março de 2010 (quarta-feira) para apresentar seus projetos), coloco a disposição de todos, o Edital 2009 da Lei, junto com a Comissão de Avaliação de cada categoria que segue abaixo... Ah, o formulario de inscrição pode ser encontrado no site da Prefeitura Municipal de Cariacica, bem com o Termo de Compromisso.

 Brasao-Cariacica-black PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E LAZER

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DA LEI JOÃO BANANEIRA

Lei Nº 4.368/05 Decreto N° 091/07 e Resolução N° 001/2008.

Edital 2009

LEI JOÃO BANANEIRA

Cariacica – ES

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Cariacica - SEMCEL/PMC, de acordo com o que estabelece a Lei Nº 4.368/05 Decreto N° 091/07 e Resolução N° 001/2008 – Lei João Bananeira, CONVOCA os produtores, artistas, autores e agentes culturais a apresentarem seus projetos culturais referentes ao ano de 2010, cuja aprovação concede direito ao recebimento de benefício por meio de bônus emitido pela Prefeitura Municipal, obedecendo aos critérios estabelecidos na legislação vigente, sendo:

1 - A Apresentação do projeto deverá seguir o modelo de FICHA DE INSCRIÇÃO

disponível no site: www.cariacica.es.gov.br, não podendo ser suprimida nenhuma das informações ou dos campos deste formulário.

a) No quadro Memorial Descritivo deverá obrigatoriamente conter as indicação das

formas pelas quais se dará a assinatura do Município e a inserção de seus símbolos no produto Cultural ou Artístico realizado;

b) No caso de Pessoa Física - anexar currículo do proponente do projeto contendo comprovante de qualificação civil, cultural e artística, bem como, cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência;

c) No caso de Pessoa Jurídica - Atos constitutivos devidamente registrados nos órgãos competentes, sendo: Cartão do CNPJ, certidão negativa de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e de outros débitos para com a municipalidade, estado e União (caso o projeto seja aprovado), quando for o caso, razão social da empresa, ou estatuto da entidade e ata da atual diretoria;

d) Junto a Ficha de Inscrição deverá constar os documentos e outros anexos determinados e descritos na Resolução N° 001/08 (constante no site oficial da Prefeitura Municipal ou impressa à disposição na SEMCEL) considerando o segmento cultural e as especificidades do projeto apresentado. Todos estes anexos passarão a fazer parte do acervo de projetos de Lei João Bananeira, observando os direitos autorais;

e) No ato da inscrição, os projetos deverão conter autorização de utilização de direitos autorais de terceiros, caso seja necessário.

2 - Os projetos indeferidos não são passiveis de devolução, e, sendo constatada a falta de apenas uma das documentações acima relacionadas no processo, este será arquivado.

3 - Os projetos dividem-se em duas categorias: ESPECIAL (de interesse direto da municipalidade) e de INCENTIVO ÀS ARTES (projetos tradicionais de produtores e agentes culturais), este último não podendo ultrapassar o valor de 10.000 (dez) mil VRTE (Valores de Referência do Tesouro Estadual). O valor disponibilizado à Lei de Incentivo João Bananeira, referente ao ano de 2010, é de R$ 370.000,00 (Trezentos e Setenta Mil Reais).

4 - Quanto aos prazos:

a) Entrega dos certificados aos beneficiados da Lei pela PMC/SEMCEL: validade até 06 (seis) meses após a emissão passível de ampliação a critério da Comissão de Gerenciamento e Fiscalização. O empresário incentivador deverá oficializar seu apoio por meio de declaração ao proponente, que deverá apresentá-la a Comissão de Gerenciamento e Fiscalização, dentro do prazo de validade do certificado;

b) Troca de Bônus: até 12 meses após a emissão pela Secretaria Municipal de Finanças;

c) Execução do Projeto: até 12 (doze) meses após a troca do(s) bônus, podendo ser exigido do proponente relatório atualizado de execução do projeto;

d) Prestação de Contas: até 90 (noventa) dias após a execução da última etapa do

projeto;

e) Os prazos definidos no projeto poderão ser prorrogados mediante apresentação de solicitação com justificativa e revisão do cronograma de execução, a ser aprovado pelas Comissões de Avaliação e Seleção e Gerenciamento e Fiscalização.

5 - O Requerimento do Benefício da Lei de Incentivo João Bananeira deverá ser feita no período de 31 de dezembro de 2009 a 31 de março de 2010, de 8h as 17H, no Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Cariacica, a BR 262, KM 3,5 - Trevo de Alto Lage, Cariacica, ES.

6 – Os casos omissos serão resolvidos pelas Comissões de Avaliação e Seleção e de Gerenciamento e Fiscalização da Lei João Bananeira.

Cariacica, (ES), 23 de Dezembro de 2009.

Geraldo Luzia de Oliveira Junior.

Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Presidente da Comissão de Avaliação e Seleção da Lei João Bananeira.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DECRETO Nº. 105/2009
O PREFEITO MUNICIPAL DE CARIACICA – ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 90, Inciso XIII da Lei Orgânica do Município de Cariacica, tendo em vista as disposições da Lei complementar nº. 01/2006 e em conformidade com a Lei nº. 4.368/2005; DECRETA:

Art.1º. Ficam nomeados os membros para compor a Comissão de Avaliação e Seleção do Projeto Cultural “João Bananeira”, exercício 2009/2010:
PRESIDENTE: Geraldo Luzia de Oliveira Junior
Secretária Municipal de Cultura Esporte e Lazer

COMISSÃO DE GERENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO:

SEMFI: Janaina Brito Starling
SEMCEL: Hudson Alves Braga

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

I. COMISSÃO - ARTES VISUAIS
Titular: Juvenal Galacha
Suplente: Francislane Dayana Cordeiro

II. COMISSÃO - ÁUDIO VISUAL
Titular: Marcos Athayde Henriques
Suplente: Sebastião José Moreira de Queiroz

III. COMISSÃO - ARTES CÊNICAS
Titular: Ana Cristina Rocha
Suplente: João Batista Vita

IV. COMISSÃO - LITERATURA
Titular: Cleibson Freitas da Silva
Suplente: Luciano Cirilo

V. COMISSÃO - MÚSICA
Titular: Edivan Freitas da Silva
Suplente: Leydyane P. Souza

VI. COMISSÃO - PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARTÍSTICO CULTURAL
Titular: Marcos Prado Rabelo
Suplente: Benedito José Simão

VII. COMISSÃO - FOLCLORE
Titular: Bert Karl Breuer
Suplente: Walace Antônio H. Viana

VIII. COMISSÃO - CARNAVAL
Titular: Jean Carlos Medina
Suplente: Neuza Barcellos

IX. COMISSÃO - ARTESANATO
Titular: Eliete Prates de Oliveira
Suplente: Conceição Aparecida Pereira Barros

X. COMISSÃO - HUMANIDADES
Titular: Nilcéia Ribeiro de Oliveira
Suplente: Orlandina Dallapícola

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO
SEMFI – Secretaria Municipal de Finanças
Titular: Janaína Brito Starling
Suplente: Rosangela Maria de Jesus Nicchio

SEMCEL – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer
Titular: Geraldo Luzia de Oliveira Junior

SEME – Secretaria Municipal de Educação
Titular: Vânia Carneiro Dias de Siqueira
Suplente: Paulo César da Silva Passamai

SEMGE – Secretaria Municipal de Governo
Titular: Giovana Gava Camelleti
Suplente: Pollyana Panoto Moura

CÂMARA MUNICIPAL
Titular: Paulo Assis
Suplente: Jolindo Rocha Borges

Art.3º. O mandato dos membros da Comissão de Avaliação e Seleção será de 01(um) ano, permitida uma única recondução.

Art.4º. As alterações necessárias à composição da Comissão serão efetuadas por Portaria.

Art.5º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Cariacica - ES, 23 de outubro de 2009.

HELDER IGNACIO SALOMÃO
Prefeito Municipal de Cariacica
ALEXANDRE ZAMPROGNO
Procurador Geral

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Blog Teatro Capixaba: Ano Dois

Dois anos. Ontem (04/02/2010), o blog Teatro Capixaba fez dois anos.

Quando comecei o blog, comecei com o velho discurso “O que é teatro?”. Não que eu tenha sido original ou usado minhas palavras para expressar, mas eu precisava começar por algum lugar. Eu nem sei mais o que dizer-lhes, depois de tudo que já falei, a não ser que as coisas vão bem, obrigado.

O blog vai bem, com um movimento cada dia maior. Eu tenho cometido equívocos, mas sou passível de erros. Na semana passada mesmo (28/01/2010) eu deveria ter divulgado que no mesmo dia do aniversário do blog, a Companhia Folgazões teria a Saída do Boi, assim como de hoje (05/02/2010) até domingo (07/02/2010) acontece a Oficina de Teatro da Companhia, que terá 25 horas de curso e é aberto para pessoas com ou sem experiência com teatro. O curso tem o valor de R$ 80,00 e acontece na sede da Folgazões, os interessados devem entrar em contato por e-mail: osfolgazoes@hotmail.com. A Companhia Folgazões foi uma das primeiras a colaborar com o blog, pois eles são alguns dos maiores fomentares de teatro dentro da capital e do Espírito Santo. A colaboração de Wyller Villaças, Duílio Kuster, Edson Nascimento e Vanessa Darmani, sempre foi um presente para mim. Momentos maravilhosos eu também passo durante o Festival de Teatro “Cidade de Vitória”, no qual – apesar de correr atrás das peças – o blog tem um alto índice de freqüentação. Faço minhas críticas, divulgo as peças que estão em cartaz, e as vezes recebo bons elogios. Outra grande movimentação no blog acontece nas épocas de inscrições na Escola de Teatro e Dança FAFI, quando as pessoas sempre entram em busca de um curso que possam participar. Este começo de ano tive problemas quanto a isso, pois um dos responsáveis pelo Edital de Inscrição (não mencionarei o nome dele novamente!), não queria me passar, por achar que eu divulgaria antes de ser publicado no jornal. Primeiro, conversando a gente sempre se entende, segundo, enquanto no jornal A Tribuna a matéria é paga, no blog eles têm total liberdade para divulgar, sem a necessidade de pagar, sem contar que a divulgação do Edital se perde, já que a publicação é da Prefeitura Municipal de Vitória e não somente da Secretaria Municipal de Cultura. Mas isso foi o de menos, pois mesmo com estas intempéries, eu publiquei edital.

Acredito eu que com minhas críticas a certas pessoas ou grupos, estou fazendo “inimigos”, já que nem todos gostam de ser criticados. Percebi isso com as “ameaças” que recebi depois de publicar minha opinião sobre as escolhas do Prêmio Omelete Marginal nas categorias ligadas ao Teatro.

Tá, eu fui duro nas minhas críticas, mas eu nunca escondi que faria isso no blog. Pelo contrário, eu o criei também para colocar um desabafo da minha parte com o que acontece com o cenário cênico-teatral do estado, pois sempre que me sentava numa mesa e começava a me exaltar para falar de algo, o pessoal tinha medo de sermos ouvidos, então através do blog eu falo, sem prejudicar ninguém a não ser eu mesmo, tanto que nem convidado para assistir a premiação, este ano, eu fui (uma amiga me chamou de última hora, dizendo que poderia entrar sem problemas, mas como eu não fora convidado pelos organizadores, não queria aparecer de penetra!).

Acredito que, apesar da confusão feita por alguns membros do Grupo de Discussões Opiniões Cênicas quanto ao fechamento deste blog, ele permanece no ar. Eu tento e sempre tentarei mantê-lo atualizado, com ou sem as pessoas me procurando para divulgar seus trabalhos (Fala sério, não acredito que as pessoas lembrem dos jornais, mas esqueçam do blog! Sendo que todos comentam, mesmo sem saber quem eu sou, perto de mim).

Este ano começo minha faculdade de História, com o intuito em me aprofundar na História do Teatro Capixaba (ou Espiritossantense), mas as pessoas que desejarem ajudar com textos prontos ou mesmo divulgando seus trabalhos, me enviem que terei o maior prazer de colocar. Abro também o espaço para as artes cênico-dançantes (acho que podemos chamar assim) e cênico-circenses, pois este se torna cada dia mais um espaço cênico, na sua abrangência geral.

Sei que no ano de 2009 prometi as Mini-Biographias, mas não cumpri, só que este ano começarei de qualquer forma, sem a colaboração dos nossos artistas (uma pena!). Vou tentar de alguma forma levar este projeto adiante e quero começar um novo projeto, com a ajuda do ator Victor Barros, que atua na Região Sul do país com a Fantasia Festas e Eventos e foi selecionado pela terceira vez para participar do Festival de Curitiba, que acontecerá entre os dias 16 a 28 de março de 2010, e me mandará o material para divulgar melhor a participação de seu grupo no Festival. Não tenho um nome para o projeto ainda, mas vai surgir (espero que antes do material vir!), e sendo assim, abro mais um espaço para os capixabas que atuam fora do estado e querem divulgar seus trabalhos, para mostrar que nossos talentos estão representando-nos em Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e São Paulo, além de Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste (se chegou alguém até lá!).

É isso aí! Contabilizo mais um ano e que venham muito outros... E sempre agradecendo àqueles que não deixam de comparecer e prestigiar este blog que informa, mas também critica – mal, mas critica!

Abraços calorosos!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Surge o Panela de Blogs

captura0405 Muito foi falado no ano passado sobre um agregador de blogs do Espírito Santo (juro, depois que se passou os comentários, não acreditava mais que aconteceria!), eis então que algumas das cabeças pensantes da blogosfera capixaba decidiram por criá-lo, assim surge o Panela de Blogs.

A criação é de responsabilidade de cinco idealizadores: Thalles Waichert (thalles.blog), Emily (Ops! Sem Querer Saiu…), Rogério Lima (Bobolhando/Seu Oscar Clique no Rock), Yuri F. Santos e Daigo (Freaklink). E eles pretendem começar com um doa maiores eventos capixabas, o Carnaval.

Em Vitória – ES, a abertura do carnaval aconteceu no sábado passado (30/01/2010), com o 23º Baile dos Artistas. Nesta sexta-feira (05/02/2010), acontece o Desfile das Escolas de Samba da Grande Vitória, e na outra sexta, começa a maior festa do Brasil.

Como será a cobertura? Bem, é esperar para ver no Panela de Blogs ou nos blogs de cada um. Então, não perca a oportunidade de acompanhar… Depois de pular bastante!

Se quiserem acommpanhar no microblog Twitter, é só seguir @PaneladeBlogs ou então entrem na comunidade do Orkut: Panela de Blogs.

PARABÉNS A TODOS PELA INICIATIVA! QUE ESTA ESTRELA DE CINCO PONTAS BRILHE NO FIRMAMENTO!