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segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Gilson Sarmento na Bauhaus

bauhaus O Bauhaus Vitória é uma escola de arte com os mais diversificados cursos, desde a arte de falar francês até curso de dramaturgia. No mês de marços de 2009, ela estará com o renomado Doutor e Mestre em Teatro de Vitória-ES, Gilson Sarmento, dando cursos de Interpretação Teatral e Dramaturgia.

O de Interpretação Teatral começa no dia 17/03/2009 (terça-feira) e terá duração de 36 horas, terças e quintas-feiras, das 19:00 as 21:00, já o de Dramaturgia ficará para o dia 30/03/2009 (segunda-feira), tendo durabilidade de sete meses (março a outubro de 2009), as segundas-feiras, das 18:30 as 21:00. As inscrições de ambos já se iniciaram. O Curso de Interpretação será dividido em três parcelas de R$ 185,00 e o de Dramaturgia ficará parcelado em oito vezes de R$ 158,00. Os preços são salgados, mas o professor é Gilson Sarmento – que aparentemente não deve gostar de mim –, então vale a pena.

Segue abaixo o instrutivo de ambos os cursos:

INTERPRETAÇÃO TEATRAL

A prática da Interpretação Dramática sistematizada por Constantin Stanislavski, diretor, ator, crítico teatral e um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou, ainda que citada com freqüência é pouco vista em sua versão autêntica. Influenciados pelo romantismo que ainda permeia a expressão cênica no Brasil, nossos atores e diretores, freqüentemente se deixam levar por interpretações freudianas ou jungianas do trabalho do ator, que o fazem perder sua objetividade e impedem a construção lógica e desapaixonada de personagens. Assim, os possíveis talentos interpretativos dos candidatos a atores se perdem numa espécie de excitação inconsciente, responsável pelas interpretações estridentes que acabamos por ver em nossos palcos ou em nossas telas. Parafraseando Stanislavski: “nervos excitados não fazem uma interpretação; só denotam histeria”.
O curso de Iniciação à Interpretação Teatral pretende que seus alunos entendam o que falam ou fazem no palco - ou eventualmente diante de câmeras - entendam o por quê desse falar ou fazer e, num processo, como falar ou fazer no palco de maneira a estender e aprofundar seus potenciais expressivos. Nesse processo está contida toda a teoria de Stanislavski, base para a formação de qualquer estilo de ator.
O curso é destinado a pessoas acima de 16 anos interessadas em produção teatral e no desenvolvimento de suas habilidades interpretativas, para eventual uso no palco.
Tem por objetivo estimular a busca de estratégias pessoais para ampliar a capacidade expressiva dos alunos e desenvolver sua auto-crítica, a fim de lhes dar autonomia na seleção dos elementos que usarem para criar suas interpretações, estimular desembaraço ao falar ou ao ler em voz alta, assim como estimular variedade tonal, gestual e facial na interpretação de textos. Para alcançarmos esses objetivos serão utilizadas as seguintes estratégias: Apresentação de pantomimas de curta duração de ações cotidianas sem o aporte de cenários ou adereços; em duplas ou grupos maiores; Crítica a todos os exercícios apresentados estritamente segundo os princípios da Interpretação Dramática apresentados no curso; Leitura, crítica e dramatização de textos.

Início:
17/03/2009
Duração:
36 horas
Dias / Horários:
Terças e Quintas-feiras, de 19 às 21h
Valor:
3 parcelas de R$ 185,00
Aulas:
“Quando atuar é uma arte” Discussão do texto
Exercícios de coordenação motora
Exercício de improvisação Análises feitas pelos alunos
Exercícios de memória
Pondo cor nas palavras.
Selecionando textos para interpretação. Justificativas para a seleção
Variando o tratamento dos textos. Quais variações são aceitáveis? Os problemas éticos da interpretação teatral.
Ensaio dos textos com seus elencos fixados.
Ensaio de pantomimas para apresentação pública
Ensaio de pantomimas e textos
Apresentação pública dos textos ensaiados e de alguns exercícios ___________________________________________________________

Oficina
DRAMATURGIA, A ESCRITA DE PEÇAS TEATRAIS

O curso buscará aprofundar a qualidade da produção dramática daqueles que se interessam pelo teatro no Espírito Santo.
A qualidade de nossa dramaturgia encontra seu primeiro obstáculo na própria cultura. Um primeiro passo para melhorar sua qualidade deve ser o de explicitar aquilo que caracteriza a forma dramática para, em seguida, garantir que os escritores explorem criativamente as estratégias das quais a forma dramática lança mão.
O curso é destinado a pessoas interessadas em adquirir conhecimentos sobre a escrita de peças teatrais, em aprofundar a qualidade de sua produção dramática e dispostas a escrever com assiduidade. Os exercícios práticos de dramaturgia, acompanhados de debates críticos e análise do material produzido, culminarão com a elaboração de uma peça em um ato por cada um dos participantes do curso.
Para alcançarmos esses objetivos serão utilizadas as seguintes estratégias: Registrar por escrito a observação de ações na vida real, estabelecendo o foco dessas observações de acordo com os cinco sentidos; Ler criticamente textos da dramaturgia mundial como exemplos do bom desenvolvimento de personagens, ações e temas; Expor conflitos nas interações imaginadas entre personagens; Ler em voz alta os textos produzidos, criando oportunidades de melhor perceber os significados dos textos lidos; Encarar a produção textual gerada para o curso como expressões históricas de expectativas e de conhecimento; Usar os textos produzidos como material básico para discussão da forma dramática; Tratar a reescrita como ação necessária para refinamento dos textos, segundo os parâmetros da forma dramática.

Início:
30/03/2009
Duração:
De março a outubro
Dias / Horários:
Segundas-feiras, de 18:30 às 21:30h
Valor:
8 parcelas de R$ 158,00
Aulas:
A forma dramática: definições
Memória física: registro por escrito de acontecimentos, tendo como base os cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato, paladar.
Ambientes físicos: sua relação com as ações propostas
Personagens: A observação de gente à nossa volta.
Ações que contextualizam e ajudam a definir o personagem.
As falas dos personagens: O bisbilhotar do autor.
Conflito: dois personagens se encontram.
Tema
A introdução de novos personagens: ampliação do conflito e o reforço do tema.
Uma parada crítica: exame crítico do ambiente físico onde ocorre a ação, dos personagens, do conflito, e da solução encontrada para o conflito.
Leitura das peças: os participantes do curso se transformam em elenco das peças; cada escritor faz anotações sobre a leitura que ouve: os possíveis problemas encontrados resultam da leitura feita pelo elenco, ou da escrita das peças?

Após o final desse curso, e havendo interesse dos participantes, pretendemos instituir um seminário permanente que consistiria em reuniões para leitura e crítica de peças escritas por autores egressos do curso ou outros autores locais, palestras sobre dramaturgia realizadas por escritores brasileiros; palestras sobre autores dramáticos relevantes e seminários sobre o teatro mundial, nacional e capixaba, que iluminem aspectos específicos da dramaturgia.
Por: 
gilsonsarmento GILSON SARMENTO: Doutor em Comunicação e Teatro e Mestre em Teatro pela Universidade do Sul de Illinois/EUA, onde estudou e praticou o teatro diretamente com atores e colaboradores de Constantin Stanislavski, Irwin Piscator e Bertholt Brecht. Seu doutorado foi inteiramente voltado para a dramaturgia, escrevendo várias peças de um ato e, como parte de sua tese de doutorado, três peças de longa duração. Com base na experiência adquirida em seus anos de estudo e prática de teatro, todos os seus esforços se voltaram principalmente para o treinamento de atores e o exame crítico de textos teatrais. Foi o que fez ao trabalhar com atores na Fundação Cultural do Espírito Santo, onde foi também Coordenador de Atividades Teatrais, e no Programa Bolsa Arte-Funarte, ao atuar como Coordenador de Teatro na UFES. Como professor universitário, ministrou as disciplinas Literatura Americana e Língua Inglesa, Introdução ao Teatro, Literatura Inglesa (Shakespeare), Teoria da Literatura Dramática, Teatro Contemporâneo, História do Teatro e Escrita de Roteiros de Cinema na graduação e no mestrado da Universidade Federal do Espírito Santo. Dirigiu, atuou e foi responsável pelo desenho de figurino e de cenário em inúmeras de peças teatrais nos Estados Unidos e no Brasil.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Oficinas de Teatro em Vila Velha

sede_pmvv Abriram em Vila Velha – ES, inscrições para oficinas de teatro que acontecerão no Teatro Municipal da cidade. Até o dia 20 de fevereiro de 2009 (sexta-feira), de 09:00 às 12:00, os interessados poderão comparecer ao Teatro, munidos de cópias de documento de identidade, comprovante de residência, uma foto 3x4 e R$10,00 – equivalente à taxa de inscrição para compra do material que será utilizado nas aulas. As oficinas, que estão entrando em seu sexto ano de funcionamento, já introduziram no mercado 300 atores. As aulas começarão em 06 de março de 2009 (sexta-feira), terão duração de um ano e serão sempre as segundas e quartas-feiras, das 08:00 às 12:00. O professor das oficinas, Anderson Lima, também abriu uma turma especial para a galera dos 07 aos 12 anos, durante os sábados, das 08:00 às 11:00.

Confira a grade curricular do curso de teatro:
- Teoria da Construção do Personagem dos Estudos de Stanislawisk
- Teoria Histórica das Artes Dramáticas
- Estudo e Leitura de Textos de Dramaturgos e Autores Dramáticos
- Exercícios de Improvisação Seguindo Técnicas Atualizadas dos Grupos de “Stand Up Comedy” – que fazem sucesso no cenário nacional
- Diversos Jogos Dramáticos para Desinibição
- Teoria de Produção e Técnica
- Iluminação, Cenografia, Sonoplastia e Figurino
- Produção de Espetáculo e Esquetes
- Teatro de Rua

Machado na Fafi

Neste final de semana, a Escola de Teatro e Dança Fafi continua seu circuito de homenagens ao dramaturgo Machado de Assis. Desta vez, sob a direção de Renato Saudino – que também fez a sonoplastia e o texto final –, vai ao Auditório da Fafi , nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2009 (sexta-feira e sábado), o trabalho “Machado, o Canário e o Almirante”.

Segue abaixo o release e um breve texto sobre Machado de Assis:

ESCOLA DE TEATRO E DANÇA FAFI

Apresenta

"MACHADO, o Canário e o Almirante"

machado

Direção: RENATO SAUDINO

Textos de Machado de Assis

Adaptação dos contos: Aderbal Freire Filho

Direção, sonoplastia e texto final: Renato Saudino

Figurinos: Regina Schimitt

Iluminação: Edgard Barbosa

Elenco: André Loureiro
             Eleciana Mello
             Érica Schuina
             Fabrícia Dias
             Luíza Vitório
             Patricia Galleto

MACHADO DE ASSIS

Por que Machado de Assis? Um pouco porque neste ano se comemora o centenário de sua morte. Mas isso não passa de um pretexto para que possamos colocar em evidência um fato praticamente desconhecido do grande público, ou seja, a contribuição de Machado de Assis para com a dramaturgia no Brasil. De sua autoria, como dramaturgo, temos: "Queda que as mulheres têm para os tolos" (1861), "Hoje avental, amanhã luva" (1861), "Desencantos" (1861), "O caminho da porta" (1862), "O protocolo" (1862), "Quase ministro" (1863), " Os deuses da casaca" (1865), "Tu, só tu, puro amor" (1881), "Teatro coligido" (incluindo "Não consultes médico" e "Lições de botânica") (1910), sem esquecer das "Idéias de canário" que não me recordo a data. Também cabe ressaltar sua carreira de crítico teatral, cujos textos foram publicados no periódico "O Espelho", iniciado em 1858 e que se estendeu por mais de duas décadas. Ainda, no ano de 1862, cumpriu o papel de censor teatral do governo. No mais, a obra literária machadiana é mesclada de gêneros, onde o jogo teatral permeia toda a sua produção, pela estrutura de sua composição e pela caracterização dos personagens em suas narrativas. No que diz respeito à Escola de Teatro e Dança FAFI, temos ainda outros motivos para tal empreitada. O primeiro é que, dentro de nossa grade curricular, o 2º ano do curso de qualificação profissional em teatro deve montar uma peça do século XIX. O segundo é que a montagem também trata de um exercício de dramaturgia para a composição do universo machadiano a partir das leituras dos textos "O melhor remédio" e "Antes da missa" e interpretação de "Idéias de canário" e "Noite de almirante".

O trabalho terá Entrada Franca e você deverá retirar o ingresso uma hora antes do espetáculo, que será as 19:00. Bom espetáculo para todos!

Teatro da Barra apresenta peça em Vila Velha

Tá, é muito em cima da hora, mas pelo menos dá tempo para irem amanhã (senão quierem ir hoje mesmo).

Ontem de noite (05/02/2009) recebi de Roberta Soares, do Grupo Teatro da Barra/ES, uma sinopse e release da peça “Auto do Túmulo de Anchieta”, que será apresentado nesta sexta-feira (06/02/2009) e no sábado (07/02/2009), no Teatro Municipal de Vila Velha – ES, as 20:00.

A peça tem direção de Paulo DePaula e escrita por Luiz Guilherme Santos Neves, que se inspirou no estilo de farsa desenvolvida pelo português Gil Vicente. Leia abaixo mais sobre a peça e curtam o espetáculo:

Teatro da Barra/ES apresenta peça cômica no Teatro Municipal de Vila Velha

Cartaz_Peça6e7fev09_copy O Teatro Municipal de Vila Velha será palco da farsa Auto do Túmulo de Anchieta, nos próximos dias 6 e 7 de fevereiro (sexta-feira e sábado), a partir das 20 horas. Apresentada em forma de leitura dramatizada pelo Teatro da Barra/ES, a peça é assinada pelo escritor Luiz Guilherme Santos Neves e tem a direção de Paulo DePaula.

O auto utiliza personagens do passado e da atualidade para divertir e, ao mesmo tempo, criticar certas posturas existentes na sociedade, através de várias situações cômicas.

Tudo começa quando é lançado um edital para concorrer a vagas no túmulo vazio do Padre José de Anchieta. Os candidatos têm que apresentar variados documentos que comprovem suas virtudes. Maria Ortiz, Frei Pedro Palácios e Mestre Álvaro formam a Comissão de Notáveis responsável por analisar se os candidatos são aptos ou não a ganharem a vaga.

A partir daí surgem diferentes e polêmicos personagens, entre eles o trabalhador rural sem-terra, a garota de programa, o político, o delegado corrupto, a socialite e a desfiadeira de siri, entre outros.
A peça é uma farsa inspirada no estilo do dramaturgo português Gil Vicente (1465 - 1536) e utiliza temas da cultura do Espírito Santo para aguçar seu humor.

O Auto é patrocinado pela Lei Vila Velha Cultura e Arte e tem o apoio cultural da Prysmian Cables & Systems.

O valor de entrada será de R$ 5,00 (preço único). Para maiores de 60 anos a entrada é gratuita.

Serviço:

O Teatro da Barra/ES apresenta "Auto do Túmulo de Anchieta", escrita por Luiz Guilherme Santos Neves.

Local: Teatro Municipal de Vila Velha, Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha.

Data: 6 e 7 de fevereiro (sexta-feira e sábado)

Horário: 20 horas.

Entrada: R$ 5,00 (preço único). Para maiores de 60 anos a entrada é franca.

Ficha técnica:

Autor: Luiz Guilherme Santos Neves

Diretor: Paulo DePaula

Elenco: Dulce Lodi, Marilena Soneghet, Vitor Zuccolotti, Cleverson Comarela, Paulo DePaula, Newton Raposo, Aline Goltara, Bruno Neri, Jaime Nilson, Keyla Santiago, Pedro Côgo, Liliana DePaula e Anita Bonadiman.
Participação – Banda de Congo Mirim Tambores de Jacaranema

Cenotécnica: Valmir Zatta (Alemão)

Produtora e Figurinista: Zeiza Jorge

Mais informações:

Zeiza Neri – Tel. 33495328 / cel. 9935-1942
Paulo DePaula – Tel. 3260-1146
Roberta Soares – Tel: 3244-6014 / cel: 9255-0626

http://teatrodabarra-es.blogspot.com

Mais sobre o "Auto do Túmulo de Anchieta"

“Em 1609, o padre José de Anchieta, falecido na aldeia de Reritiba, hoje cidade de Anchieta, teve seu corpo removido no ombro de índios para a vila de Vitória, onde foi sepultado num túmulo na igreja de São Tiago, hoje palácio Anchieta.

“Logo depois, seus despojos foram retirados do túmulo e enviados para a Bahia. No Espírito Santo ficaria apenas uma tíbia, ainda conservada num estojo no museu da igreja de Nossa Senhora da Assunção, fundada pelos jesuítas em Anchieta. Desde então o túmulo do beato manteve-se vazio, mas conservou sua tradição de monumento histórico, patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo.

“Este auto tem como inspiração o nobre túmulo de Anchieta, embora tratado com um toque de farsa amena e risonha. Mas eu diria que também com um toque de carinho, sendo, pois, uma farsa amorável.”

Luiz Guilherme (Vitória, 18 de outubro de 2005)

Resumo do Auto

O auto se inicia com a divulgação de um edital para interessados em serem sepultados no túmulo de Anchieta. Os candidatos são chamados a apresentar currículo vitae para avaliação por uma Comissão de Notáveis, cujos trabalhos são coordenados por um dos participantes da farsa, a Cidade de Vitória, no papel de mestra de cerimônias.

A Comissão de Notáveis é constituída de três membros – Maria Ortiz, Mestre Álvaro e frei Pedro Palácios – e a farsa se desenrola em clima lúdico, com a participação dos candidatos ao sepultamento no túmulo do Beato e a Banda de Congo Mirim.

Cia. Folgazões conclui sua oficina

Amanhã (07/02/2009) a Cia. Folgazões estará concluindo a Oficina de Teatro de Rua que se iniciou na segunda-feira (02/02/2009) desta semana. A conclusão será uma apresentação, as 10:30, na Praça Costa Pereira. O curso foi ministrado pelo ator Wyller Villaças e teve como proposta apresentar conceitos e princípios básicos sobre arte de ator e sobre o teatro de rua. E, principalmente, proporcionar uma vivência prática sobre o processo de criação elaboração e execução da realização teatral para “rua”.

 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Blog Teatro Capixaba – 1 Ano

Teatro Capixaba1

Há exato um ano eu decidi criar o blog Teatro Capixaba. Cheguei a convidar várias pessoas para serem colaboradoras nele, mas nem todos acreditaram, chegaram até a dizer que era uma brincadeira da minha parte. Ainda bem que uma pessoa acreditou em mim e permanece comigo desde o começo, a gerente da Escola de Teatro e Dança Fafi, a pedagoga e atriz Lilian Menenguci.

O objetivo do blog não mudou, continuo tentando divulgar as peças que acontecem no estado do Espírito Santo. No começo foi mais complicado e dificil, mas hoje muitos me ajudam, enviando releases e imagens para divulgação, mas laços que eu pensei ter fincado não permaneceram estabelecidos. Fico feliz de ainda ter pessoas como Fabiola Buzim, Wilson Nunes e Edilson Pedrini, o Clã de Teatro, a Companhia Folgazões e Grupo de Teatro Empório que confiam no trabalho que tento desenvolver dentro do blog e me mandam material.

Com o blog consegui um espaço maravilhoso junto ao Intervenções Urbanas, que fazem um exímio trabalho ao divulgar a Cultura Capixaba. Também consegui um grande reconhecimento fora do estado, com visitas constantes de mineiros, cariocas, paulistas e até mesmo acreanos.

O blog também possui interesse nas leis de incentivo municipais e nos editais estaduais, relacionados à teatro. Acompanhei os editais da SECULT de 2008 desde o começo, até a decisão controversa sobre o Edital de Dramaturgia, onde por conta de minha opinião, fui chamado de animador cultural, até sugestionaram que eu desejo entrar para alguma Secretaria de Cultura. Relevando isso tudo, tenho feito um grande esforço para manter todos informados sobre o que acontece. Não sou jornalista, nem crítico de teatro, somente uma pessoa que ama essa forma de expressão artística e faz o máximo para que o trabalho dentro do estado tenha seu reconhecimento.

Durante toda a Edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, mantive um informativo atualizado, dia-a-dia, com releases de todas as peças que aconteceram e uma opinião pessoal sobre as peças de dentro do estado. Durante a época do Festival, o blog teve um grande boom, pois entravam muitas pessoas procurando informações.

teatro capixaba Quando comecei o blog, comecei falando sobre teatro e mantenho até hoje uma frase do dramaturgo Nelson Rodrigues referente a esse “cadaver salubérrimo”. Ainda acho que todos podemos fazer mais por essa forma artística. Em vez de criticar quem tenta auxiliar, podemos escrever sobre fatos de nosso estado, colocar nossa história em palco ou então montar espetáculos que possam enriquerecer nossa história teatral.

No meio do ano passado, o diretor, escritor, produtor e ator do Grupo de Teatro Empório, Leandro Bacellar, também se tornou um colaborador, mudando até a cara do blog, que antes possuia o banner que coloquei acima deste texto. Ele deu um formato mais atraente.

Esse ano eu possuo um projeto pessoal que desejo colocar em funcionamento, se chama Mini-Biografias. Com a ajuda de Lilian Menenguci e de Leandro Bacellar, pretendo começar a colocar biografias dos nossos atores, diretores, produtores e artistas envolvidos com o cenário teatral capixaba. A idéia é dar o devido reconhecimento (já fui criticado por não ter feito isso no Dia Mundial do Teatro) àqueles que estão em cima ou atrás do palco, fazendo o máximo para “catarsear” o público. Depois de divulgar no blog, estarei disponibilizando no Wikipedia, como fiz com a Escola de Teatro e Dança Fafi.

teatro-es Pretendo voltar a divulgar o Festival, que entrará na sua quinta edição (agora eu acertei!), falar sobre os editais da SECULT novamente e também continuar divulgando os trabalhos desenvolvidos entre o SESC e a Fafi, as peças que aconteceram (a Rubem Braga já divulgou os nomes dos agraciados com os bônus). Espero que continuem acompanhando o blog Teatro Capixaba, pois são as pessoas que aqui visitam que fazem com que ele continue ativo. Continuo na correria para que todos fiquem informados e espero uma melhor colaboração futura daqueles que ainda desenvolvem trabalhos aqui. Obrigado por fazerem parte deste um ano de vida do blog Teatro Capixaba!